Informática - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Informática

  1. Apresentar a história dos computadores, desde os primeiros instrumentos, como o ábaco, até os equipamentos mais modernos, caracterizando as diferenças entre cada uma das gerações de computadores pessoais.
  2. Listar as partes internas de 1 (um) microcomputador, os acessórios básicos para seu funcionamento, montá-lo e desmontá-lo corretamente demonstrando conhecer os cuidados necessários para sua ligação à rede elétrica e apontar as boas e más práticas de operação.
  3. Apresentar uma pesquisa com os significados e as funções e/ou aplicações na informática dos seguintes verbetes e siglas: RAM, ROM, HD, CPU, IDE, SATA, Widescreen, Flat, PS2, USB, RJ45, Serial, FireWire, MB , GB, TB, PB, KBPS, GBPS, MHZ, GHZ, VGA, HDMI, BIOS, Wireless, Modem, HUB, Switch, Bluetooth e outros que o examinador solicitar.
  4. Digitalizar uma ou mais imagens, de 1 (um) livro ou revista, aplicá-las em 1 (um) dos seguintes documentos (1) jornal da seção ou matilha/patrulha ou (2) circular sobre uma atividade externa, com croqui de acesso ao local ou (3) cartaz de divulgação do Escotismo ou evento escoteiro ou (4) relatório de atividade,
  5. Apresentar uma pesquisa sobre Software Livre e Inclusão Digital e quais são os seus benefícios para a sociedade.
  6. Citar 10 (dez) profissões onde o computador seja a ferramenta de trabalho principal ou 10 (dez) aplicações da informática no mercado de trabalho.
  7. Apresentar os tipos de ameaças virtuais, quais são os seus perigos, quais são as formas mais comuns de contaminação, como combatê-los e as melhores práticas para evitar o contágio.
  8. Citar pelo menos 3 (três) diferentes sistemas operacionais, demonstrando o uso de pelo menos 1 (um) através das seguintes tarefas: (1) criar, renomear e excluir pastas, (2) gravar qualquer tipo de arquivo num CD ou DVD ou outro tipo de mídia externa, (3) configurar o desktop alterando sua aparência e (4) instalar e configuração pelo menos 2 (dois) aplicativos.
  9. Citar o nome de 3 (três) diferentes programas de computador demonstrando conhecer o uso deles.
  10. Definir o que é uma rede de computadores e citar quais as possíveis formas de conexão entre computadores.
  11. Montar uma rede que interligue até 3 (três) computadores mostrando o seu funcionamento através da transferência de arquivos entre eles.
  12. Mostrar conhecimento prático de uma linguagem de programação, fazendo 1 (um) programa que sirva como ferramenta para a resolução de 1 (um) problema proposto pelo examinador, discutindo com ele seus resultados.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content