História do Escotismo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

História do Escotismo

  1. Demonstrar que conhece a história do fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, destacando os principais marcos de sua vida, incluindo fatos da sua infância, carreira militar e atuação no Escotismo.
  2. Apresentar a história das origens do Escotismo, destacando o primeiro acampamento na Ilha de Browsea. A apresentação deve ser ilustrada através de cartazes, fotos, vídeos ou outro recurso.
  3. Identificar os principais momentos da história do Escotismo no Brasil, demonstrando conhecimentos básicos sobre cada 1 (um) deles, enfatizando as primeiras iniciativas e a fundação da União dos Escoteiros do Brasil.
  4. Fazer uma exposição de fotos históricas do Movimento Escoteiro em sua sede escoteira, incluindo fotos locais e de eventos internacionais. As fotos devem conter legendas explicativas, indicando o ano e os detalhes sobre o fato.
  5. Pesquisar e apresentar a história da criação do Ramo Lobinho, do Ramo Sênior e do Ramo Pioneiro.
  6. Escolher 1 (um) escotista que tenha sido importante para o desenvolvimento do Escotismo (excetuando-se Baden-Powell) e pesquisar a sua biografia, relatando oralmente ou por escrito.
  7. Pesquisar e apresentar uma palestra sobre o Escotismo no mundo, incluindo a estrutura mundial, o Escritório Mundial e os Centros Internacionais de Escotismo.
  8. Realizar 1 (um) esquete de fogo de conselho, ou peça teatral, que represente algum fato histórico do Movimento Escoteiro ou da vida de Baden-Powell. Os personagens devem estar todos caracterizados.
  9. Montar e apresentar 1 (um) álbum de fotografias e/ou gravuras sobre Gilwell Park, contando suas histórias.
  10. Conhecer a história de seu Grupo Escoteiro, identificando os principais fatos históricos relevantes, demonstrando conhecimentos sobre as cores de seu lenço, sua bandeira, sua sede e principais personagens.
  11. Pesquisar e apresentar, através de esquete ou peça teatral, a história de Caio Viana Martins. Os personagens devem estar todos caracterizados.
  12. Demonstrar que conhece a biografia de Benjamin de Almeida Sodré, o “Velho Lobo”.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content