Ginástica - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ginástica

  1. Demonstrar conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia, descrevendo o sistema cardiorrespiratório e o mecanismo de contração muscular, citando a função dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
  2. Verificar a frequência cardíaca no processo de realização de exercícios, identificando a faixa de normalidade e os sinais de risco.
  3. Conhecer a função dos alimentos, identificando e diferentes grupos, vitaminas e sais minerais, sendo capaz de descrever as necessidades normais de 1 (um) ser humano.
  4. Praticar, de forma programada e constante, durante 1 (um) período mínimo de 6 (seis) meses, algum tipo de ginástica (musculação, aeróbica, hidroginástica, ginástica olímpica, ginástica rítmica, etc.).
  5. Manter atualizados, durante 1 (um) período mínimo de 6 ((seis) meses, os registros do seu programa pessoal de saúde, incluindo dados diários de peso, ingestão de calorias, horas de sono e realização de atividades físicas, além das medidas semanais de altura e massa muscular (perímetro de bíceps, cintura, peito, etc.),
  6. Elaborar 1 (um) programa de exercícios físicos para alguém de sua idade, a ser desenvolvido durante 6 ((seis) meses.
  7. Elaborar trabalho escrito e ilustrado sobre ginástica, incluindo sua origem e evolução histórica e descrevendo 1 (um) mínimo de 5 (cinco) modalidades atuais, com suas características.
  8. Ser aprovado em exame médico para a prática de exercícios físicos.
  9. Demonstrar conhecimento de 3 (três) testes de aptidão física, identificando suas características e funções.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content