Estudos Desportivos - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Estudos Desportivos

  1. Elaborar 1 (um) trabalho sobre os Jogos Olímpicos contendo sua origem, história e evolução, destacando seus principais momentos.
  2. Escolher 1 (um) esporte individual e demonstrar que conhece sua origem, regras e equipamentos, citando os atuais recordistas, em âmbito estadual, nacional e mundial.
  3. Escolher 1 (um) esporte coletivo e demonstrar que conhece sua origem, regras, dimensões do campo para sua prática e sistema de pontuação, citando os atuais campeões, em âmbito estadual, nacional e mundial.
  4. Explicar os benefícios proporcionados à saúde física e mental pela prática constante de esporte, sabendo identificar riscos e prejuízos decorrentes de ações inadequadas, como os excessos, o uso de doping, etc.
  5. Realizar, com os membros da seção, uma sessão de treinamento físico, técnico e tático de 1 (um) esporte coletivo de sua livre escolha.
  6. Demonstrar conhecimento sobre os diferentes tipos de tabelas para a organização de campeonato, incluindo eliminatórias e rodízios em suas diferentes formas e para 1 (um) número variado de participante.
  7. Descrever a estrutura da organização nacional de 1 (um) esporte de sua livre escolha, identificando os níveis, os órgãos integrantes e suas competências.
  8. Elaborar e manter 1 (um) álbum com fotografias e reportagens sobre 1 (um) exporte de sua livre escolha, durante 1 (um) período mínimo de 3 (três) meses.
  9. Montar 1 (um) trabalho com a história de pelo menos 10 (dez) personalidades desportivas nacionais, destacando suas características e conquistas.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content