Engenharia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Engenharia

  1. Visitar 1 (um) canteiro de obras, discutindo com o engenheiro responsável o projeto, suas características e principais dados relativos à obra.
  2. Visitar 1 (um) escritório de engenharia e relatar o dia-a-dia dos profissionais do ramo.
  3. Apresentar 1 (um) trabalho sobre 4 (quatro) tipos de engenharia, escolhendo entre: civil, mecânica, química, eletrônica, de minas, de produção, elétrica, de alimentos, metalúrgica, agronômica, cartográfica, industrial, física, de computação e florestal ou outra à sua escolha. O trabalho apresentado pode ser em forma de vídeo, cartaz, apresentação de slides ou outro recurso midiático à sua escolha.
  4. Apresentar duas reportagens sobre uma das engenharias selecionadas no item 3, sendo uma recente e outra antiga (de pelo menos 10 (dez) anos), destacando a evolução da engenharia nesse período.
  5. Falar sobre a importância dos cálculos e medidas de precisão utilizadas na engenharia, apresentando 6 ((seis) casos onde são utilizadas, exemplificando cada um.
  6. Apresentar 2 (dois) projetos referentes a pelo menos 1 (um) tipo de engenharia proposta no item 3, dando ênfase a sua necessidade.
  7. Apresentar diferenças entre engenharia civil e arquitetura; diferenças entre a engenharia elétrica e eletrônica e diferenças entre a engenharia mecânica e mecatrônica.
  8. Descrever o campo de trabalho de, pelo menos, 4 (quatro) tipos de engenharia, comentando sua importância social e para o desenvolvimento do país.
  9. Apresentar pelo menos 4 (quatro) princípios de engenharia utilizados na Idade Média e no Renascimento e que são usados até hoje, destacando como eram utilizados naquela época e como são aplicados hoje em dia.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content