Defesa Nacional - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Defesa Nacional

  1. Conhecer a história das Forças Armadas no Brasil, seus patronos, os símbolos principais e os hinos oficiais.
  2. Conhecer as principais situações de atuação das Forças Armadas em território nacional e internacional, bem como o órgão do governo a que estão subordinadas.
  3. Apresentar imagens, fotografias e/ ou vídeos de todas as patentes e 3 (três) modelos diferentes de uniformes de cada uma das Forças Armadas e suas aplicações.
  4. Apresentar a biografia de 1 (um) militar das Forças Armadas que se destacou na história do Brasil.
  5. Apresentar uma pesquisa sobre 5 (cinco) unidades militares (no mínimo) de cada Força Armada, demonstrando seus emblemas, suas localizações, funções estratégicas e os equipamentos utilizados para realizarem as missões.
  6. Organizar em seu Grupo Escoteiro uma exposição com reportagens e imagens (fotografias e/ou vídeos) veiculadas na mídia, atuais ou históricas, descrevendo 5 (cinco) atuações (no mínimo) das Forças Armadas brasileiras em cada 1 (um) dos seguintes tópicos:
    • Áreas de conflito, guerra, confronto (nacionais/ internacionais) e/ou ações em defesa do território nacional.
    • Missões de resgate, ajuda humanitária, ações sociais e/ou pesquisa (nacionais e/ou internacionais).
    • Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
  7. Visitar uma unidade militar de uma das Forças Armadas em sua região e elaborar 1 (um) relatório com registros em texto e imagens (fotografias e/ou vídeos), apresentando à seção suas instalações, função estratégica, efetivo e equipamentos utilizados para realizarem suas missões.
  8. Promover uma palestra para sua seção ou Grupo Escoteiro com a participação de 1 (um) oficial de uma das Forças Armadas, abordando sua atuação na instituição a qual pertence e sua importância pessoal dentro das ações de segurança nacional.
  9. Participar como observador de 1 (um) desfile, apresentação, exposição ou parada militar e apresentar 1 (um) relatório com registros em texto e imagens (fotografias e/ ou vídeos).
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content