Decoração - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Decoração

Explicar o significado e a importância da decoração de ambientes para qualidade de vida.

  1. Conhecer e explicar a relação entre arquitetura, design de interiores e decoração.
  2. Conhecer e explicar, por meio de 1 (um) organograma, todas as etapas de 1 (um) projeto de decoração.
  3. Conhecer os principais estilos de decoração e os diferentes tipos de móveis, adornos e acessórios utilizados na decoração de uma residência.
  4. Decorar uma estante, mesa ou aparador com peças decorativas, demonstrando equilíbrio entre formas, texturas e cores.
  5. Fazer 1 (um) projeto de distribuição de móveis e acessórios para 1 (um) ambiente para ser apresentado à sua seção com os seguintes elementos: planta baixa, vistas e/ou cortes, perspectiva e memorial descritivo de materiais.
  6. Apresentar uma exposição de objetos decorativos de sua própria autoria, confeccionados durante 1 (um) mês, explicando a sua utilidade na decoração e especificando o material utilizado, custo e método de confecção.
  7. Modificar uma peça de mobiliário de pequeno porte, levando em consideração funcionalidade, estética e custo, e apresentá-la com o registro de cada etapa por meio de texto e imagens (fotos e/ou vídeos).
  8. Visitar uma loja de revestimentos, cortinas, tecidos e tapetes ou de móveis, fazendo 1 (um) relatório sobre a visita, incluindo fotos e catálogos de produtos.
  9. Conhecer materiais utilizados na decoração que possuam: caráter sustentável e ambiental, caráter de acessibilidade e que sejam produzidos por pelo menos duas empresas do segmento de decoração que apresentem projetos de responsabilidade social.
  10. Fazer uma maquete física ou virtual de 1 (um) cômodo decorado.
  11. Visitar 1 (um) escritório de decoração e realizar uma pesquisa sobre os equipamentos utilizados para o desenvolvimento de suas atividades, formação profissional para atuação na área e sobre a situação do mercado de trabalho.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content