Cinefilia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Cinefilia

Pré-requisitos:

Ter assistido, no mínimo:

Nível 1: 10 (dez) filmes.

Nível 2: 25 (vinte e cinco) filmes.

Nível 3: 50 (cinquenta) filmes.

 

  1. Apresentar uma pesquisa sobre a história do cinema mundial e brasileiro.
  2. Apresentar 1 (um) relato audiovisual, contendo pelo menos 10 (dez) filmes já assistidos por você. O relato deve conter: o título nacional e original, ano de produção, país de origem e gênero de cada 1 (um) dos filmes. Os filmes deverão ser de pelo menos 7 (sete) gêneros diferentes e terem sido produzidos em, no mínimo, 7 (sete) países diferentes.
  3. Possuir uma cinemateca pessoal, organizá-la e catalogar os filmes informando os títulos nacionais e originais, ano de produção e gênero, de pelo menos vinte filmes.
  4. Demonstrar conhecimento sobre as principais tecnologias utilizadas na produção, gravação e reprodução de filmes desde a criação do cinema.
  5. Apresentar uma pesquisa contendo a biografia e filmografia de pelo menos 5 (cinco) atores, sendo ao menos 3 (três) brasileiros, e 5 (cinco) diretores, sendo ao menos 2 (dois) brasileiros, que atuam ou atuaram no cinema.
  6. Demonstrar conhecimento sobre a história de pelo menos 3 (três) grandes festivais internacionais de cinema, sendo pelo menos 1 (um) brasileiro.
  7. Demonstrar conhecimento sobre 8 (oito) profissões relacionadas com a indústria cinematográfica e analisar a atuação dos profissionais num filme de sua preferência.
  8. Demonstrar conhecimento sobre a legislação que trata do crime de violação de direitos autorais.
  9. Participar da produção e/ou interpretação de 1 (um) filme curta-metragem de quinze minutos, no mínimo, podendo ser uma produção inédita ou encenação de 1 (um) clássico do cinema.
  10. Criar e manter por 3 (três) meses, no mínimo, 1 (um) informativo para a divulgação de produções cinematográficas, incluindo as nacionais, podendo ser produzido em 2 (dois) formatos: impresso para distribuição na sede do Grupo Escoteiro ou digital para divulgação em redes sociais.
  11. Organizar uma sessão para exibição de 1 (um) filme de sua preferência para 10 (dez) convidados, no mínimo, escoteiros ou não, e promover 1 (um) debate sobre o tema apresentado.
  12. Visitar uma sala de cinema ou produtora de filmes e apresentar 1 (um) relatório sobre sua estrutura e equipamentos utilizados para seu funcionamento.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content