Aquariofillia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Aquariofillia

  1. Listar os componentes de 1 (um) aquário e descrever o processo de sua montagem.
  2. Explicar a diferença entre termostato e termômetro.
  3. Citar os diferentes tipos de filtros e oxigenadores, apresentando-os através de figuras, fotos ou desenhos.
  4. Identificar 10 (dez) espécies de peixes de água doce e 10 (dez) de água salgada, apontando inclusive as diferenças entre machos e fêmeas, caso existam.
  5. Elaborar e apresentar uma ficha contendo nome, nome científico, comprimento máximo, tipo de reprodução, PH mais adequado, comportamento, temperatura ideal da água, forma mais comum de convívio e origem de 5 (cinco) espécies diferentes de água doce e 5 (cinco) de água salgada.
  6. Identificar 5 (cinco) espécies de plantas ou invertebrados marinhos.
  7. Listar 5 (cinco) espécies de peixes mais adequadas para 1 (um) aquário de água doce do tipo comunitário e 1 (um) do tipo agressivo.
  8. Listar no mínimo 3 (três) doenças que afetam os peixes de aquários, listando também suas causas, informando a forma de medicar e o método preventivo adequado para cada uma delas.
  9. Tirar cria de qualquer espécie de água doce, apresentando 1 (um) pequeno histórico de desenvolvimento de 1 (um) casal e de seus filhotes.
  10. Montar a estrutura de vidro e 1 (um) sistema elétrico para 1 (um) aquário de água doce de no mínimo trinta litros.
  11. Manter 1 (um) aquário em pleno funcionando e 1 (um) histórico de acontecimentos por 6 ((seis) meses.
  12. Explicar quais as possíveis consequências de introduzir 1 (um) espécime, seja ela peixe, crustáceo ou planta em 1 (um) habitat estrangeiro (outro estado ou país).
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content