Animação da Fé - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Animação da Fé

Pré-requisitos: Ser adepto praticante de uma religião.

 

  1. Frequentar com assiduidade e interesse as celebrações de sua religião.
  2. Relatar os principais preceitos da religião que professa e demonstrar que os está cumprindo, consideradas as condições de sua idade.
  3. Reconhecer e explicar os significados dos principais símbolos de sua religião.
  4. Explicar para sua seção como é a forma de aproximação com o “Ser Superior” em sua religião (oração/prece/louvor/meditação/ ponto/mantra/etc.) e dar alguns exemplos.
  5. Demonstrar que sabe cantar pelo menos 3 (três) músicas (cânticos/ hinos/pontos/ louvores/etc.) dentre as utilizadas frequentemente em momentos de expressão coletiva de sua religião.
  6. Participar ativamente de uma celebração em sua comunidade religiosa, como organizador, leitor, músico, cantor ou em outra função própria de sua religião.
  7. Conhecer alguns textos de sua religião e encontrá-los nos livros sagrados ou em outras fontes de consulta apropriadas.
  8. Apresentar as origens e a história de sua religião.
  9. Correlacionar os artigos da Lei Escoteira ou do lobinho com os seus princípios religiosos e discuti-los com o escotista.
  10. Pesquisar e promover 1 (um) debate com a sua matilha/patrulha ou seção sobre a relação entre a intolerância religiosa e conflitos atuais no Brasil e no Mundo.
  11. Realizar uma pesquisa sobre ao menos 4 (quatro) religiões, apontando suas similaridades e apresentando o resultado a seção.
  12. Conhecer vultos de sua confissão religiosa que sejam exemplo de vivência dos valores expressos na Lei do Lobinho ou na Lei Escoteira.
  13. Dirigir os momentos de reflexão / expressão de fé em pelos menos 3 (três) atividades da sua seção, utilizando textos, dinâmicas, orações/preces e música apropriada.
  14. Participar de pelo menos uma ação social realizada por sua comunidade religiosa, na qual se pratica uma boa ação para com os semelhantes.
  15. Demonstrar esforço para ampliar sua formação religiosa, participando de iniciativas proporcionadas por sua comunidade religiosa.
Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content