Anatomia Humana - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Anatomia Humana

  1. Conhecer a estrutura geral de uma célula humana e criar uma maquete ou modelo com massa de modelar, incluindo seus principais componentes.
  2. Explicar a relação entre as células, os tecidos, os órgãos, os sistemas e o corpo humano.
  3. Apresentar uma pesquisa sobre uma doença escolhida pelo seu examinador, que possa afetar 1 (um) dos sistemas do corpo humano, nomeando as estruturas que podem ser afetadas.
  4. Citar os componentes do sistema respiratório, e apresentar os malefícios que o ar poluído pode ocasionar a este sistema.
  5. Conhecer as estruturas do sistema digestório e apresentar como funciona o processo de digestão dos alimentos e onde os diferentes nutrientes são absorvidos.
  6. Apresentar as classes de nutrientes alimentares e a importância de uma alimentação balanceada para o corpo humano.
  7. Apresentar como é composto o sistema músculo-esquelético e a importância de praticar atividades físicas regularmente.
  8. Conhecer a estrutura e os componentes do aparelho circulatório, nomear as partes do coração, diferenciar as artérias e as veias e saber a localização das principais artérias do organismo.
  9. Conhecer os neurônios envolvidos no processo de percepção da dor e explicar como ocorre o reflexo de retirada da mão de uma superfície quente.
  10. Apresentar as diferenças entre 1 (um) embrião e 1 (um) feto, buscando fotos que ilustrem os diferentes momentos da gestação.
  11. Montar 1 (um) panfleto contendo informações sobre como o cigarro pode fazer mal à saúde, que estruturas do corpo humano podem ser afetadas, e distribuir cópias na sua escola, comunidade ou Grupo Escoteiro.
  12. Conhecer as principais estruturas do aparelho urinário do homem e da mulher, e explicar como a água ingerida pela boca pode ser eliminada do organismo.
  13. Citar os principais estudiosos de anatomia humana e expor, em seu Grupo Escoteiro, desenhos de partes do corpo humano, nomeando cada uma delas.
  14. Fazer uma pesquisa sobre como eram realizadas as primeiras dissecções de cadáveres para o estudo da anatomia humana.
  15. Dissecar uma peça de frango mostrando quais estruturas do corpo é possível reconhecer e nomear cada uma delas.
Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content