Comissões Permanentes - CAN - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Comissões Permanentes – CAN

Confira aqui os Escopos de Trabalho completos das Comissões Permanentes (CPs) do Conselho de Administração Nacional (CAN).

Comissão Permanente de Governança Institucional (CPGI)

A CPGI é responsável pela elaboração, avaliação, emissão de pareceres, acompanhamentos, dentre outras ações institucionais, em todas as áreas e níveis dos Escoteiros do Brasil, capazes de aperfeiçoar e consolidar a governança institucional, para posterior validação pelo CAN.

Coordenação: Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes.

Integrantes: Adrian Cordeiro do Nascimento, Aldenise Cordeiro Santos, Alexandre Braga Buzi, Antônio Varela da Silva Neto, Cláucio da Silva Mendes, Daniel Campos de Souza, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes e Ilka Denise Rosseto Gallego Campos, Milene Ponce de Leon e Simoni Aparecida Santana.  

Atas da CPGI

Comissão Permanente de Orçamento (CPO)

O objetivo da CPO é analisar os documentos e procedimentos contábeis, financeiros e econômicos dos Escoteiros do Brasil, emitindo pareceres ao Conselho de Administração Nacional, subsidiando os processos de tomada de decisões, além do acompanhamento e avaliação da execução orçamentária.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de pareceres periódicos, no mínimo, a cada trimestre, a serem apresentados ao plenário do CAN, sobre a execução orçamentária e as demonstrações contábeis e econômicas. Além disso, deve orientar o trabalho da Diretoria Executiva Nacional quanto à execução orçamentária e apresentação das demonstrações.

Coordenação: Claucio da Silva Mendes.

Integrantes: Adrian Cordeiro do Nascimento, Amanda Broholka Martins, Antônio Varela da Silva Neto, Daniel Campos de Souza, Fábio Gomes da Silva, Renato Wanderley Breneizer e Séris Aparecida Zwierzykowski Vosgerau.

Atas da CPO

Comissão Permanente de Políticas Institucionais (CPPIns) 

A CPPIns tem como objetivo a apreciação das políticas e diretrizes propostas pelas Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho do CAN e as elaboradas externamente e entregues para votação do Conselho, desenvolvendo exame e análise que serão submetidos a todos os Conselheiros para deliberação.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de parecer a ser apresentado ao plenário do CAN quanto à proposta de texto final das políticas e diretrizes elaboradas pelas Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho eventualmente constituídos para este fim, desde que a própria Comissão ou o GT a ela relacionado não tenha emitido parecer a ser apresentado ao plenário.

Coordenação: Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes

Integrantes: Amanda Broholka Martins, Cláucio da Silva Mendes, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Karina Freire Baéz de Andrade, Milene Ponce de Leon, Simoni Aparecida Santana e Séris Aparecida Zwierzykowski Vosgerau.

Atas da CPPIns

Comissão Permanente de Posicionamento Institucional (CPPI)

O objetivo da CPPI é elaborar propostas de posicionamentos dos Escoteiros do Brasil, de acordo com o previsto no artigo 25 do Regulamento do Conselho de Administração Nacional: “Art. 25 – Levando em consideração os fundamentos do Escotismo brasileiro, o CAN poderá emitir posicionamentos oficiais sobre temas sociais e políticos de interesse da instituição”.

A Comissão deverá analisar demandas de posicionamentos institucionais sempre que haja solicitação da presidência do Conselho de Administração Nacional, da Diretoria Executiva Nacional ou por decisão dos seus próprios membros. Além destas situações, a Comissão poderá receber, por intermédio de qualquer um de seus membros, demandas de associados dos Escoteiros do Brasil.

Coordenação: Daniel Campos de Souza.

Integrantes: 

Aldenise Cordeiro dos Santos, Amanda Broholka Martins, Daniel Campos de Souza, Karina Freire Baéz de Andrade, Luiz César de Simas Horn eRenato Wanderley Breneizer.

Atas da CPPI

Comissão Permanente de Planejamento Estratégico (CPPE)

O objetivo da CPPE é acompanhar, monitorar e avaliar a execução do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de pareceres periódicos, no mínimo, a cada quadrimestre, a serem apresentados ao plenário do CAN, sobre a execução do Planejamento Estratégico. Além disso, deve orientar o trabalho da Diretoria Executiva Nacional, Diretorias Regionais e demais órgãos institucionais quanto à sua execução.

O Planejamento Estratégico vigente é relativo ao período 2016-2021. Sendo assim, cabe à esta Comissão, durante o ano de 2021, a coordenação da avaliação geral do atual documento, bem como do desenvolvimento de novo Planejamento Estratégico da instituição, envolvendo os diversos atores institucionais, dentre eles dirigentes que compõe os seguintes órgãos: Conselho de Administração Nacional, Diretoria Executiva Nacional, Rede Nacional de Jovens Líderes e Diretorias Regionais. Também é possível participação voluntária ou profissional de consultores externos na Comissão, se assim for deliberado pelo CAN.

Coordenação: Ilka Denise Rossetto Gallego Campos.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos,  Amanda Broholka Martins, Cláucio da Silva Mendes, Daniel Campos de Souza, Fábio Gomes da Silva, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Karina Freire Baéz de Andrade, Luciano Antonio Rodrigues, Milene Ponce de Leon, Renato Wanderley Breneizer, Sandro Barbosa Santiago e Simoni Aparecida Santana. 

Atas da CPPE

Comissão Permanente de Reconhecimento e Condecorações (CPRC)

A CPRC tem por objetivo operacionalizar e tornar eficiente a política de reconhecimento, de acordo com os princípios de governança e com fulcro no estatuto e demais regulamentos escoteiros. Cabe à Comissão analisar demandas relacionadas a processos de reconhecimento e condecorações, sempre que haja solicitação da presidência do CAN, da Diretoria Executiva Nacional ou por decisão dos seus próprios membros. Além destas situações, a Comissão poderá receber, por intermédio de qualquer um de seus membros, demandas de associados dos Escoteiros do Brasil. Sempre contribuindo para melhoria dos processos de reconhecimento dos Escoteiros do Brasil, pois tal elemento é parte do ciclo de vida do adulto, conforme a Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro.

Coordenação: Aldenise Cordeiro Santos.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos, Cláucio da Silva Mendes, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Fábio Gomes da Silva, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Karina Freire Baéz de Andrade, Luciano Antônio Rodrigues, Marcos Luiz Brasil Barros e Séris Aparecida Zwierzykowski Vosgerau.

Atas da CPRC

Relatório sumário de votações

Comissão Permanente de Envolvimento Juvenil (CPEJ)

O objetivo da CPEJ é acompanhar e monitorar a implementação da Política Nacional de Envolvimento Juvenil (PNEJ), assim como promover o apoio às ferramentas previstas na PNEJ.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de pareceres periódicos, no mínimo, a cada semestre, a serem apresentados ao plenário do CAN, sobre a implementação da Política Nacional de Envolvimento Juvenil. Além disso, deve orientar o trabalho da Diretoria Executiva Nacional, Diretorias Regionais e demais órgãos institucionais quanto à condução das ferramentas previstas na PNEJ.

À esta Comissão compete o relacionamento com a Rede Nacional de Jovens Líderes, por intermédio do Núcleo Nacional, devendo apoiar e orientar as suas ações, especialmente quando requisitado. Além disso, cabe à CPEJ a proposição e emissão de pareceres acerca de assuntos relacionados ao envolvimento juvenil na Escoteiros do Brasil, inclusive as publicações e conteúdos complementares a serem elaborados, nos termos da PNEJ.

Coordenação: Amanda Broholka Martins.

Adrian Cordeiro do Nascimento, Antônio Varela da Silva Neto, Alexandre Braga Buzi, Amanda Broholka Martins, Cláucio da Silva Mendes, Daniel Campos de Souza, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Luiz César de Simas Horn, Simoni Aparecida Santana e Séris Aparecida Zwierzykowski Vosgerau.

Comissão Permanente de Avaliação (CPA)

O objetivo da CPA é operacionalizar o processo de avaliação do Conselho de Administração Nacional a partir dos pressupostos presentes em seu regulamento interno e na Política de Governança Institucional, em diálogo com a Comissão Permanente de Governança Institucional, e nas métricas estabelecidas no Regulamento Interno e pelo próprio Conselho.

Coordenação: Claucio da Silva Mendes.

Integrantes: Aldenise Cordeiro dos Santos, Claucio da Silva Mendes, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes e Ilka Denise Rossetto Gallego Campos.

Atas da CPA

Skip to content