Comissões Permanentes – CAN

Confira aqui os Escopos de Trabalho completos das Comissões Permanentes (CPs) do Conselho de Administração Nacional (CAN).

Comissão Permanente de Governança Institucional (CPGI)

A CPGI é responsável pela elaboração, avaliação, emissão de pareceres, acompanhamentos, dentre outras ações institucionais, em todas as áreas e níveis dos Escoteiros do Brasil, capazes de aperfeiçoar e consolidar a governança institucional, para posterior validação pelo CAN.

Coordenação: Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos, Antonio Varela da Silva Neto, Carlos Magno Torres, Claucio da Silva Mendes, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Dayanna Cristine Gomes Rosa Bezerra, Ilka Denise Rosseto Gallego Campos, Laura Alves Pereira Paiva, Márcio Sequeira da Silva, Rafael Fagundes Cavalcanti, Robson Alexandre de Moraes, Lorena de Fátima Pena Aguiar Silva e Celso Thadeu Carneiro de Menezes.

Atas da CPGI

Comissão Permanente de Orçamento (CPO)

O objetivo da CPO é analisar os documentos e procedimentos contábeis, financeiros e econômicos dos Escoteiros do Brasil, emitindo pareceres ao Conselho de Administração Nacional, subsidiando os processos de tomada de decisões, além do acompanhamento e avaliação da execução orçamentária.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de pareceres periódicos, no mínimo a cada trimestre, a serem apresentados ao plenário do CAN, sobre a execução orçamentária e as demonstrações contábeis e econômicas. Além disso, deve orientar o trabalho da Diretoria Executiva Nacional quanto à execução orçamentária e apresentação das demonstrações.

Coordenação: Carlos Magno Torres.

Integrantes: Antonio Varela da Silva Neto, Carlos Magno Torres, Claucio da Silva Mendes, Eduardo Evaldt Manique, Márcio Sequeira da Silva, Pedro Henrique de Oliveira e Silva Brito, Renato Wanderley Breneizer, Sarah Raquel Loureiro do Amaral, Felipe da Silveira Bertoglio e Celso Thadeu Carneiro de Menezes.

Atas da CPO

Comissão Permanente de Políticas Institucionais (CPPIns) 

A CPPIns tem como objetivo a apreciação das políticas e diretrizes propostas pelas Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho do CAN e as elaboradas externamente e entregues para votação do Conselho, desenvolvendo exame e análise que serão submetidos a todos os Conselheiros para deliberação.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de parecer a ser apresentado ao plenário do CAN quanto à proposta de texto final das políticas e diretrizes elaboradas pelas Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho eventualmente constituídos para este fim, desde que a própria Comissão ou o GT a ela relacionado, não tenha emitido parecer a ser apresentado ao plenário.

Coordenação: Sarah Raquel Loureiro do Amaral.

Integrantes: Claucio da Silva Mendes, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Dayanna Cristine Gomes Rosa Bezerra, Eduardo Evaldt Manique, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Márcio Sequeira da Silva, Rafael Fagundes Cavalcanti, Robson Alexandre de Moraes, Sarah Raquel Loureiro do Amaral, Felipe da Silveira Bertoglio e Lorena de Fátima Pena Aguiar Silva.

Atas da CPPIns

Comissão Permanente de Posicionamento Institucional (CPPI)

O objetivo da CPPI é elaborar propostas de posicionamentos dos Escoteiros do Brasil, de acordo com o previsto no artigo 25 do Regulamento do Conselho de Administração Nacional: “Art. 25 – Levando em consideração os fundamentos do Escotismo brasileiro, o CAN poderá emitir posicionamentos oficiais sobre temas sociais e políticos de interesse da instituição”.

A Comissão deverá analisar demandas de posicionamentos institucionais sempre que haja solicitação da presidência do Conselho de Administração Nacional, da Diretoria Executiva Nacional ou por decisão dos seus próprios membros. Além destas situações, a Comissão poderá receber, por intermédio de qualquer um de seus membros, demandas de associados dos Escoteiros do Brasil.

Coordenação: a definir.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos, Eduardo Evaldt Manique, Laura Alves Pereira Paiva, Rafael Fagundes Cavalcanti, Renato Wanderley Breneizer, Robson Alexandre de Moraes, Felipe da Silveira Bertoglio, Lorena de Fátima Pena Aguiar Silva e Pedro Henrique de Oliveira e Silva Brito.

Atas da CPPI

Comissão Permanente de Planejamento Estratégico (CPPE)

O objetivo da CPPE é acompanhar, monitorar e avaliar a execução do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de pareceres periódicos, no mínimo, a cada quadrimestre, a serem apresentados ao plenário do CAN, sobre a execução do Planejamento Estratégico. Além disso, deve orientar o trabalho da Diretoria Executiva Nacional, Diretorias Regionais e demais órgãos institucionais quanto à sua execução.

O Planejamento Estratégico vigente é relativo ao período 2016-2021. Sendo assim, cabe à esta Comissão, durante o ano de 2021, a coordenação da avaliação geral do atual documento, bem como do desenvolvimento de novo Planejamento Estratégico da instituição, envolvendo os diversos atores institucionais, dentre eles dirigentes que compõe os seguintes órgãos: Conselho de Administração Nacional, Diretoria Executiva Nacional, Rede Nacional de Jovens Líderes e Diretorias Regionais. Também é possível participação voluntária ou profissional de consultores externos na Comissão, se assim for deliberado pelo CAN.

Coordenação: Ilka Denise Rossetto Gallego Campos.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos, Antonio Varela da Silva Neto, Carlos Magno Torres, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Dayanna Cristine Gomes Rosa Bezerra, Eduardo Evaldt Manique, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Laura Alves Pereira Paiva, Márcio Sequeira da Silva, Rafael Fagundes Cavalcanti, Renato Wanderley Breneizer, Sarah Raquel Loureiro do Amaral, Felipe da Silveira Bertoglio, Lorena de Fátima Pena Aguiar Silva, Celso Thadeu Carneiro de Menezes, Nicholas Picin Casagrande e Pedro Henrique de Oliveira e Silva Brito.

Atas da CPPE

Comissão Permanente de Reconhecimento e Condecorações (CPRC)

A CPRC tem por objetivo operacionalizar e tornar eficiente a política de reconhecimento, de acordo com os princípios de governança e com fulcro no estatuto e demais regulamentos escoteiros. Cabe à Comissão analisar demandas relacionadas a processo de reconhecimento e condecorações, sempre que haja solicitação da presidência do CAN, da Diretoria Executiva Nacional ou por decisão dos seus próprios membros. Além destas situações, a Comissão poderá receber, por intermédio de qualquer um de seus membros, demandas de associados dos Escoteiros do Brasil. Sempre contribuindo para melhoria dos processos de reconhecimento dos Escoteiros do Brasil, pois tal elemento é parte do ciclo de vida do adulto, conforme a Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro.

Coordenação: Aldenise Cordeiro Santos.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos, Claucio da Silva Mendes, Márcio Sequeira da Silva, Laura Alves Pereira Paiva, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos e Celso Thadeu Carneiro de Menezes.

Atas da CPRC

Comissão Permanente de Envolvimento Juvenil (CPEJ)

O objetivo da CPEJ é acompanhar e monitorar a implementação da Política Nacional de Envolvimento Juvenil (PNEJ), assim como promover o apoio às ferramentas previstas na PNEJ.

Desta forma, é atribuição básica desta Comissão a elaboração de pareceres periódicos, no mínimo, a cada semestre, a serem apresentados ao plenário do CAN, sobre a implementação da Política Nacional de Envolvimento Juvenil. Além disso, deve orientar o trabalho da Diretoria Executiva Nacional, Diretorias Regionais e demais órgãos institucionais quanto à condução das ferramentas previstas na PNEJ.

À esta Comissão compete o relacionamento com a Rede Nacional de Jovens Líderes, por intermédio do Núcleo Nacional, devendo apoiar e orientar as suas ações, especialmente quando requisitado. Além disso, cabe à CPEJ a proposição e emissão de pareceres acerca de assuntos relacionados ao envolvimento juvenil na Escoteiros do Brasil, inclusive as publicações e conteúdos complementares a serem elaborados, nos termos da PNEJ.

Coordenação: Felipe da Silveira Bertoglio.

Integrantes: Antonio Varela da Silva Neto, Claucio da Silva Mendes, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Eduardo Evaldt Manique, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Laura Alves Pereira Paiva, Rafael Fagundes Cavalcanti, Robson Alexandre de Moraes, Sarah Raquel Loureiro do Amaral, Felipe da Silveira Bertoglio, Lorena de Fátima Pena Aguiar Silva e Nicholas Picin Casagrande.

Atas da CPEJ

Skip to content