ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EPILEPSIA - Escoteiros do Brasil
Área do associado

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EPILEPSIA

A ABE é uma sociedade sem fins lucrativos, que se estabeleceu como organização interessada em divulgar conhecimentos relativos às epilepsias e disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas com epilepsia. A ABE faz parte do International Bureau for Epilepsy e é composta por pacientes, seus familiares, médicos, neurocientistas e outros profissionais da área de saúde. Seus objetivos principais são: Promover o entendimento geral das epilepsias; Disseminar conhecimentos e fornecer subsídios para o melhor entendimento médico e social das epilepsias; Divulgar conhecimentos à população em geral para diminuir o estigma e o preconceito; Formar grupos de auto-ajuda e possibilitar a reabilitação profissional; Lutar pelo fornecimento regular dos medicamentos antiepilépticos nos Postos de Saúde e Hospitais Públicos.

Os Escoteiros do Brasil e ABE estabelecem parceria e concentram ações para sensibilização em torno do tema e com enfoque especial no “Dia Roxo”. O “Dia Roxo”, Purple Day, é um esforço internacional dedicado a aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo.

Em 26 de março, anualmente, as pessoas em países de todo o mundo são convidadas a se vestir de roxo nos eventos em prol da consciência da epilepsia. Criado em 2008 por Cassidy Megan uma criança na época com nove anos de Nova Escócia, no Canadá, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). Cassidy escolheu a cor roxa para representar a epilepsia por causa da lavanda. A flor de lavanda também é frequentemente associada com a solidão que representa os sentimentos de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem. O objetivo de Cassidy é mostrar que as pessoas com epilepsia, sejam em que lugar do mundo estiverem, jamais deverão se sentir sozinhas. 

No Brasil o “Dia Roxo” começou a participar mais ativamente de iniciativas desde 2011 e já conseguimos fazer com que na maioria dos eventos relacionados ao assunto a cor roxa fosse aderida, além de divulgação em programas de televisão e rádio e publicações em revistas e jornais. Também tivemos participações ativas em Congressos, Simpósios, Palestras e eventos de uma maneira geral.

E em 2021, os Escoteiros do Brasil se juntarão a está ação tão importante para conscientização, divulgação e apoio, sendo assim, convidados a todos os escoteiros a participarem do Março Roxo, dedicando o mês de março para esta importante ação em parceria com a Associação Brasileira de Epilepsia – ABE. Foram incluídas atividades no Caderno de Atividades 2021 que pode ser acessado na área de downloads. 

Confira mais nos links: 

Downloads

Caderno de Atividades 2021

Download

Procure um Grupo Escoteiro

Skip to content