Pular para o conteúdo | Acessibilidade | Redes Sociais | Meu SIGUE (SIGUE Jovem) | SIGUE Administrativo | Webmail | Contato |  

Você está em: Página Inicial Programa EducativoInsígnia do Cone Sul › Ramo Sênior  

Insígnia do Cone Sul - Ramo Sênior

Insígnia do Cone Sul - Ramo Sênior

Escotismo

Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:

a) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.

b) Organizar uma coleção de distintivos, com pelo menos 30 peças, contendo distintivos de pelo menos 3 países diferentes do seu.

c) Entrar em contato com um escoteiro de outro país do Cone Sul, programar uma atividade, com duração mínima de 2 horas, que seja totalmente típica naquele país e aplicá-las em sua ou em outra seção do grupo;

Cultura

Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:

a) Participar de um evento cultural em conjunto com outros cidadãos de países do Cone Sul.
b) Organizar um Jantar típico para sua Seção, de um país do Cone Sul, a sua livre escolha. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse. Neste jantar deverá ser servido um menú típico (bebida típica, prato principal, acompanhamentos e sobremesa), os participantes deverão estar usando trajes típicos, música típica e deverá ser realizada uma apresentação artística. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse.

c) Escrever uma peça com um escoteiro de outro país do Cone Sul e apresenta-la para a seção, considerando cenário e caracterização dos personagens.

Linguagem e Comunicação

Realizar pelo menos duas, sendo obrigatória a primeira:

a) Participar ativamente de um debate (pessoal ou via internet) com, pelo menos, mais duas pessoas de outro país do Cone Sul; sobre um tema de abrangência global da atualidade.

b) Criar uma comunidade, ou grupo, em alguma rede social, com jovens e adultos de outros países do Cone Sul e mantê-la atualizada com notícias e informações úteis por pelo menos quatro meses.

c) Criar um “Jornal Mural” na Sede de seu Grupo Escoteiro e mantê-lo atualizado com notícias úteis do Cone Sul por pelo menos quatro meses.

Geografia

Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:

a) Preparar um roteiro de viagem para outro país do Cone Sul, considerando os pontos turísticos a serem visitados, transporte, orçamento e campanha financeira, segurança e cronograma de ações.

b) Visitar um outro país do Cone Sul, fazendo uma apresentação posterior a sua seção, mostrando fotos e vídeos dos locais visitados, principais traços culturais, gastronomia, curiosidades, etc.

c) Fazer uma apresentação áudio visual sobre o Mercosul para sua Tropa, explicando os principais objetivos, países que o integram e seu ponto de vista quanto a sua importância.

d) Elaborar um projeto de atividade aventureira em outro país do Cone Sul.



Sempre Alerta Eletrônico

RECEBA O SEMPRE ALERTA!

Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

E-mail:
   
 
  

Abra um Grupo Escoteiro

Que tal abrir um Grupo Escoteiro no seu bairro e oferecer as crianças e jovens dos arredores uma alternativa saudável e educativa para os seus finais de semana?

Saiba o que você deve fazer para abrir um Grupo Escoteiro.

  

Escoteiros perto de você

Atualmente existem Grupos Escoteiros espalhados pelos quatro cantos do Brasil e você pode encontrá-los com a ajuda deste site.

Selecione o seu estado e encontre o Grupo Escoteiro mais próximo da sua casa.

Se desejar, clique aqui e navegue através de um mapa do Brasil.


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde
CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil
Tel.:(41) 3353-4732 • Fax: (41) 3090-7928
           Escoteiros do Brasil está no Facebook.      Escoteiros do Brasil - @Escoteiros      Escoteiros do Brasil
Organização Mundial do Movimento Escoteiro