Escoteiros do Brasil participam da 26ª Conferência Interamericana Escoteira - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil participam da 26ª Conferência Interamericana Escoteira

1 novembro 2016

Entre os dias 26 e 29 de outubro aconteceu, em Houston, Texas (EUA), a 26ª Conferência Interamericana Escoteira, reunindo representantes dos países das Américas para momentos de planejamento, alinhamento e confraternização.

Na Conferência, conquistamos grandes resultados: o brasileiro Ricardo Stuber foi eleito presidente do Comitê Interamericano para os próximos três anos, e o Brasil foi definido como país sede para o JamCam 2020.

Além das oficinas e debates, aconteceram importantes definições: foram aprovadas resoluções para a Região Interamericana, onde contribuímos ativamente apresentando e negociando diferentes ações. Também fechamos uma importante parceria com a Loja Escoteira Mundial para que a União dos Escoteiros do Brasil seja distribuidora oficial dos produtos da Organização Mundial na Região do Mercosul.

Além disso, também nos aproximamos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e das Associações Escoteiras da Argentina e da Espanha para promover projetos em parceria. Estendemos nossos contatos com a ONU, em cooperação ao programa U-Report, com a intenção de incentivar ainda mais o protagonismo juvenil.

Ainda, os brasileiros Melissa Casagrande, Oscar Palmquist e Fernando Brodeschi, atualmente membro do Comitê Mundial, foram homenageados pela atuação no reconhecimento de novas Associações Escoteiras junto à Organização Mundial.

Entre os representantes brasileiros nominamos como delegados estavam Alessandro Vieira, presidente da Diretoria Executiva Nacional, Marcos Carvalho, comissário internacional, Carmen Barreira, diretora nacional de Métodos Educativos, Fernanda Soares, comissária internacional adjunta, e David Ortolan, secretário-geral.

Anterior à Conferência, também aconteceu o 5º Fórum Interamericano de Jovens, que teve no grupo de coordenadores o brasileiro Tiago Lacerda. Os jovens Nathalia Lourenço, Daniel Guarnieri, Bruno Junglos e Felipe Bertoglio participaram como representantes brasileiros durante o Fórum, contribuindo com as discussões e com a definição de novas propostas.

Para conferir mais fotos, acesse https://goo.gl/ukfC6n

Skip to content